HISTÓRIA DA CIDADE
A Estrada Grande, conhecida ainda por Estrada Boiadeira ou Francana, vinha de Santos, passando por São Paulo, e atravessava os rios Atibaia, Jaguari, Mogi, Pardo, Sapucaí e Rio Grande, em pontos hoje delimitados pelos municípios de Jundiaí, Campinas, Mogi, Casa Branca, Batatais, Franca, e daí seguia por Minas rumo a Goiás.
O traçado era semelhante ao da Mogiana, que passava por Moji Mirim, entreposto criado pelos bandeirantes em meados do século XVIII. Dessa Estrada Grande partia uma ramificação em direção a Caldas, em Minas Gerais.
Nessa época, ainda era pequena a quantidade de cidades paulistas. Da vasta sesmaria de Vargem Grande surgiu a fazenda e depois a povoação, em função da cultura do café, fundada em 26 de setembro de 1874, por José Garcia Leal, que construiu uma capela em louvor de Santa Ana em terreno doado para o patrimônio.
Transformou-se em freguesia do município de São João da Boa Vista em 18 de fevereiro de 1888, com o nome de Sant’Ana da Vargem Grande. Em 23 de janeiro de 1891, foi elevada à categoria de distrito com o nome de Vargem Grande, em terras do município de São João da Boa Vista e, em 1º de dezembro de 1921, obteve sua autonomia político-administrativa, com a criação do município. Em 30 de novembro de 1944, seu nome foi alterado para, Vargem Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.