quinta-feira, 7 de maio de 2009

SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SP

HISTÓRIA DA CIDADE

As terras que formam hoje o município pertenciam a Moji Mirim e foram ocupadas por Antônio Manuel de Oliveira, também conhecido como Antônio Machado, e seus cunhados Ignácio e Francisco, que chegaram às margens do rio Jaguari, vindos da cidade mineira de Itajubá, no ano de 1822 ou 1824.
Antônio Machado doou terreno para o patrimônio do povoado e foi inaugurada a capela, sob o patrocínio do monsenhor João José Vieira Ramalho que vinha à fazenda Pinheiros para celebrar missa aos domingos. Essa capela foi curada em 25 de abril de 1832.
O monsenhor mudou-se para o local e adquiriu propriedades rurais e casas, tornando-se o pioneiro do povoamento da região e mais tarde, patrono do atual município. O crescimento e o desenvolvimento do povoado o levaram à freguesia com o nome de São João da Boa Vista, em terras do município de Moji Mirim, em 28 de fevereiro de 1838.
Os trilhos da Estrada de Ferro Mogiana trouxeram mais um estímulo para o progresso, facilitando o intercâmbio econômico e cultural com cidades mais desenvolvidas, promovendo a criação da vila em 24 de março de 1859 e o recebimento dos foros de cidade em 21 de abril de 1880.

Significado do Nome


O nome da cidade explica-se pelo fato da família Machado ter chegado às vésperas do dia de São João e, por isso, deram esse nome ao pouso onde se instalaram. “Da Boa Vista” explica-se pelas belas paisagens que se avistam das serras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.