HISTÓRIA DA CIDADE
O povoamento da região onde está situado o município de Mococa teve início entre 1830 e 1840, em torno das fazendas Alegria e Água Limpa. Mas o núcleo primitivo da atual cidade localizou-se nas margens do Ribeirão do Meio. Seus fundadores foram os mineiros Diogo Garcia da Cruz e Gabriel Garcia de Figueiredo.
Em 1841, o bispo D. Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade ergueu a capela curada sob a invocação de São Sebastião da Boa Vista. Cinco anos mais tarde, em 1846, começou a explorar a lavoura do café, que mais tarde se tornou a principal atividade econômica do município, o que originou a fundação do povoado de São Sebastião da Boa Vista em 15 de dezembro de 1847.
Elevou-se a freguesia em 5 de abril de 1856, em terras do município de Casa Branca, sendo transferida para o município de Caconde, em 15 de abril de 1868, e voltando a pertencer ao município de Casa Branca em 17 de março de 1871. Em seguida, no dia 24 de março, a freguesia foi elevada à categoria de vila. Em 8 de abril de 1875, a vila de São Sebastião da Boa Vista recebeu os foros de cidade, com o nome de Mococa.
Com a inauguração do novo ramal da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, houve um grande impulso na vida da cidade, surgindo vários estabelecimentos de ensino, teatro, mercado e até um banco: Banco Regional de Mococa.
Significado do Nome
A designação Mococa provém do idioma tupi-guarani, significando “a roça”, “a plantação”, “o roçado”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.