HISTÓRIA DA CIDADE
Proveniente de Minas Gerais, Domiciano José de Souza chegou, em 1842, nas terras onde hoje está localizado o município de Tapiratiba. Veio em busca de ouro e reuniu seus escravos para explorar imediatamente as terras e iniciar seu desbravamento. Demonstrou ter boas relações ao ganhar projeção no cenário político da freguesia de Caconde, onde foi eleito juiz municipal por várias vezes.
Domiciano José de Souza, em companhia de Vigilato José Dias, embrenhou no sertão em busca de terras férteis para o futuro cultivo do café. Encontrou terras promissoras e fundou as fazendas Soledade e Bica de Pedra. Com o falecimento dos dois desbravadores, a fazenda Soledade passou às mão do genro de Domiciano, Thomas José Dias, e a Fazenda Bica de Pedra, do capitão Indalécio.
Em 1898, foi construída a primeira capela na terras doadas por Thomas José Dias e sua esposa, denominada Capela Nossa Senhora Aparecida. Poucas eram as construções existentes na fazenda Soledade. Já na fazenda Bica de Pedra, enquanto administrada por Vigilato José Dias, várias foram as construções que formaram o povoado de Soledade.
Em 6 de dezembro de 1906, o povoado foi elevado à categoria de distrito, em terras do município de Caconde, com o nome de Tapiratiba. Conquistou autonomia político-administrativa ao tornar-se município, em 27 de dezembro de 1928.
Significado do Nome
O nome do município origina-se de Tapiratyba, em tupi-guarani, tapira, a “anta”; tyba, “onde havia muitas antas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.