HISTÓRIA DA CIDADE
O sítio arqueológico encontrado no município de Pirassununga, sobretudo no local da Cachoeira, no vale do rio Mogi-Guaçu, provam que índios provenientes de tribos tupis-guaranis habitaram toda a região de Pirassununga, sobretudo a Cachoeira das Emas.
Quando antigos colonizadores vieram para as terras de Pirassununga, certamente passaram pelo rio Mogi-Guaçu e resolveram se estabelecer, a nove quilômetros de distância da Cachoeira, nas margens de um ribeirão que hoje se chama “do ouro”. E o nome Pirassununga foi tão significativo para o colonizador que o novo povoado recebeu o mesmo nome.
Historicamente, comemora-se a fundação de Pirassununga em 6 de agosto de 1823, dia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, padroeiro da capela do local, e considera-se seu fundador o conselheiro José Thomaz Nabuco.
Em 21 de novembro de 1828, a capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Pirassununga foi elevada a capela curada. Com o desenvolvimento, foi elevada a freguesia em 4 de março de 1842, com a mesma denominação da capela, em terras do município de Moji Mirim, sendo transferida para o município de Limeira no dia 8 de março daquele mesmo ano. A vila de Pirassununga foi criada em 22 de abril de 1865, recebendo os foros de cidade em 31 de março de 1879.
Significado do Nome
Origem Tupi-Guarani, significando lugar onde o peixe faz barulho, ou peixe roncador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.