quinta-feira, 7 de maio de 2009

TAMBAÚ - SP

HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1707, Amador Bueno da Veiga recebeu uma sesmaria nas margens do rio Pardo. A área começou a ser ocupada por fazendeiros, mas só se desenvolveu quando o café passou a ser cultivado e tornou-se sua principal riqueza.
Com a construção da Estrada de Ferro Mogiana, a partir de 1875, houve um fluxo intenso de imigração para as cidades localizadas ao longo da ferrovia, incluindo-se a futura Tambaú.
O núcleo primitivo de Tambaú surgiu em 27 de julho de 1886, com a construção de uma pequena casa nas terras da fazenda Arrependido, pelo português David de Almeida Santos, funcionário da Companhia Mogiana.
O povoado se desenvolveu e, tornou distrito em 25 de agosto de 1892, nas terras do município de Casa Branca. Em 20 de agosto de 1898, obteve autonomia político-administrativa com a criação do município. E em 1918, com o início da industrialização da argila, Tambaú tornou-se o grande centro industrial cerâmico que é hoje.

SIGNIFICADO DO NOME

Nome em Tupy-guarani que quer (Tamba-hy-rio ), dizer rio das conchas ou concha preta.

TURISMO RELIGIOSO

O município apresenta características que o coloca entre aqueles que tem o turismo religioso como seu principal atrativo, devido à atuação do saudoso Padre Donizetti Tavares de Lima que se encontra em processo de beatificação, inclusive autorizado pela SS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.