HISTÓRIA DA CIDADE
A origem do atual município de Espírito Santo do Pinhal, ex-Pinhal, remonta à primeira metade do século passado, quando Romualdo de Souza Brito, vindo de Mogi das Cruzes, estabeleceu-se naquelas terras dedicando-se à agricultura juntamente com outros membros de sua família.
Um ano depois, em 13 de fevereiro de 1850, foi construída a capela de Espírito Santo do Pinhal, elevada a freguesia em 24 de março de 1860, em terras do município de Moji Mirim. A freguesia começou a crescer e a se desenvolver e, em 9 de abril de 1877, passou a vila, recebendo os foros de cidade em 10 de março de 1883. Em 30 de novembro de 1938, o nome foi alterado para Pinhal e assim permaneceu até 17 de dezembro de 1974, quando retomou a denominação Espírito Santo do Pinhal.
Significado do Nome
Houve uma demanda sobre a posse de uma parte de suas terras, por outros agricultores que chegaram em seguida, e Romualdo de Souza Brito e sua esposa, Thereza Maria de Jesus, resolveram solucionar o problema doando as terras em litígio para formação do patrimônio do Divino Espírito Santo, em 27 de dezembro de 1849. Essa doação compreendia 40 alqueires de terras retiradas da fazenda Pinhal, pertencentes à freguesia de Mogi Guaçu, e daí originou-se o nome de Espírito Santo do Pinhal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.