Região: Sudeste
Estado: São Paulo
Município: Porto Ferreira
Bioma: Floresta Atlântica
Área: 611,55 ha
Criação: Decreto 26.891 (12/03/1987)
Unidade de Proteção Integral
O Parque Estadual de Porto Ferreira é uma das Unidades de Conservação administrada pelo Instituto Florestal, órgão da CINP- Coordenadoria de Informações Técnicas, Documentação e Pesquisa Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Está localizado no município de Porto Ferreira, Rodovia SP - 215, Km 90. O Parque limita-se ao sul com o rio Mogi-Guaçú, a leste com o Ribeirão dos Patos, a oeste com o Córrego da Água Parada e ao Norte com a Rodovia SP - 215.
Possui uma área de 611,55 hectares com vegetação natural que compreende a Floresta Latifoliada Tropical Semidecidua (Mata Atlântica de Interior), Cerrado e Mata Ciliar, preservando uma riquíssima diversidade de espécies da flora e fauna que são características desta região, com muitas delas ameaçadas de extinção.
A flora se destaca pela presença e exuberância de árvores de grande porte como um Jequitibá-rosa (Cariniana legallis) de 3,20m de diâmetro e cerca de 40 m de atura. Tem-se ainda a figueira, o cedro, a peroba, o jatobá, o araribá, o guatambú, entre outras. A diversidade da vegetação serve de refúgio para a fauna onde são encontrados o cachorro-mão-pelada, urubu-rei, veado-campeiro, macaco- prego, cotia, coati, pato-do-mato, capivara e outras (informações de funcionários), destacando-se o lobo-guará - espécie ameaçada de extinção.
Atualmente a região de Porto Ferreira possui cerca de 6% de suas matas primitivas, sendo a maior parte constituída pelo Parque Estadual de Porto Ferreira. Neste cenário o Parque preserva aspectos do que era a região antes da sua ocupação.
O PEPF têm como objetivos básicos preservar os recursos naturais; assegurar a estabilidade dos ecossistemas; realizar ou proporcionar condições para o desenvolvimento de pesquisas científicas; realizar o monitoramento ambiental, e desenvolver atividades de educação e interpretação ambiental e ecoturismo.
A preservação do Parque Estadual de Porto Ferreira é realizada através das atividades de fiscalização, monitoramento, manutenção, prevenção e combate à incêndios florestais, pesquisa, interpretação e educação ambiental.
No Parque, a pesquisa é considerada importante instrumento para se conhecerem os fatores biofísicos e sócio-econômicos, visando subsidiar a gestão e a proteção da área, bem como contribuir para o desenvolvimento regional e melhoria da qualidade de vida da população.
O contato da comunidade com a natureza é proporcionado através das atividades de sensibilização e educação ambiental visando a conservação e valorização do Parque.
No Parque existe uma grande demanda para a sua utilização em atividades de educação ambiental e recreação que são advindas dos diversos segmentos da comunidade - professores, estudantes, grupos organizados, público em geral, associações, entre outros.