sexta-feira, 8 de maio de 2009
SANTA RITA DO PASSA QUATRO - ECOTURISMO
Uma cidade com serras, rios e muitas cachoeiras. É este o cenário encontrado pelos atletas que disputam a terceira etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de aventura em Santa Rita do Passa Quatro, prova que conta com cobertura do Webventure.
Fundada em 1860, depois da construção de uma pequena capela dedicada à Santa Rita de Cássia, a cidade é circundada por colinas e, em seus 738 quilômetros de área, possui apenas 14 de zona urbana. O nome do município, que fica a 250 quilômetros da capital paulista, foi escolhido em homenagem à Dona Rita Ribeiro Vilela, uma das doadoras do patrimônio à Santa Rita de Cássia. “Passa Quatro” foi agregado ao nome por causa do Córrego Passa Quatro, que corta a cidade.
Beleza pouco explorada - Uma das atrações de Santa Rita é o Deserto do Alemão, área arenosa com várias dunas utilizada na prática de esportes, principalmente o off-road.
São, porém, suas várias cachoeiras que fazem a alegria dos visitantes e moradores da região. As principais são: São Valentim, Três Quedas, Cachoeira do Major, Cachoeira dos Índios e Búgios e Cascatas. Estima-se que Santa Rita do Passa Quatro conte com mais de quarenta cachoeiras ainda não conhecidas, a maioria em território particular.
Todo este potencial será utilizado na primeira corrida de aventura realizada na cidade: um cânion inédito, descoberto pela organização, desafiará os atletas e promete colocar ainda mais adrenalina na competição.
Serra e frio - Toda essa água, com certeza, é muito refrescante no calor, mas merece um cuidado especial em épocas de mais baixa temperatura, como neste fim de semana em que está acontecendo a prova.
“É importante que as equipes estejam preparadas para o frio. Não colocaremos as vestimentas adequadas como itens obrigatórios, mas estamos alertando os atletas para evitar problemas como a hipotermia (queda de temperatura do corpo), principalmente durante a noite”, explica Nelson Barretta, responsável pela parte de técnicas verticais da prova e organizador da etapa ao lado de Sérgio Zolino.
A terceira etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura contará com um total de 150 quilômetros, que serão vencidos pelos atletas através da prática das modalidades trekking, mountain bike, canoagem (canoa canadense), ride’n run (um a cavalo e dois correndo), orientação e técnicas verticais (rapel e canionismo).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.